Quantas vezes, no decorrer de sua vida diária, você se depara com casos frequentes de mal uso da língua portuguesa. Parece que com o passar do tempo, as pessoas estão se deixando levar pelo desleixo e descaso na hora de pôr as letras no papel. A escrita viaja na mente de quem se deixa persuadir pelo uso incorreto e mergulha em um lamaçal de coisas impossíveis que você nunca ouviu falar quando o assunto é escrever bem.
Tudo começa na infância, quando você tem o contato com os primeiros livros, escritos da forma mais suave possível. Historinhas bonitinhas cheia de personagens fofos ditando-lhe apenas um único caminho para um aprendizado perfeito. Conhecer a língua materna é estar diante de um misto de possibilidades nem sempre atrativas para quem lê ou escuta. Deveríamos tratar nossa língua exatamente assim, como uma orquestra regida pelo mais caridoso maestro: você mesmo, que não se cansa de fazer as mais variadas combinações para no final conseguir entoar com beleza e boa acústica a melodia das palavras.
Após ler este texto, reflita o quanto você avançou no seu modo de escrever e tenha uma consciência limpa ao descobrir que foram poucos os seus lapsos na forma a qual trata o Português. Seja na linguagem informal, quando se dedicando a escrever aquelas cartas para seu melhor amigo, seja na linguagem culta, quando buscando aprovação para um novo emprego, devemos acreditar que fazemos parte de uma curva ascendente buscando melhorias na forma de nos comunicarmos e transmitirmos nossos sentimentos.
Estar em busca de crescimento no seu linguajar, é adentrar um espaço de conquistas ínfimas, todas ligadas ao sua maneira de pensar e comportar-se perante uma folha de papel. É dominar a linguagem falada e colocar um dinamismo avassalador em cada linha escrita. É dar mais atenção a cada erro cometido e incentivar o outro na busca incessante do saber, em detrimento de críticas dominadoras. É elevar-se ao mais alto patamar da criatividade, estando em harmonia com aquele que cria e conquistar novas formas de compartilhar o que aprendeu. É fazer parte de uma cadeia ímpar, orientada ao falar corretamente em consonância com aquilo que se deve pensar.
A educação está atrelada a boas práticas linguísticas e põe-se a um passo grandioso em favor de novas políticas públicas que permeiam a vida de jovens e adultos, sempre dispostos a enaltecer sua maneira de expressar-se. Educar-se diz respeito a uma gama de considerações que fazem parte de uma nova sociedade, atenta para caminhos que nos levem a reflexão de quais lacunas estamos deixando expostas no intrincado cotidiano que nos faz querer falar melhor e aprender com a prática da autonomia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário