Seguidores

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Os Maiores Sonhos de um Escritor

          Por mais que o caminho a ser perseguido seja cheio de tropeços, o escritor iniciante nunca deixa de sonhar. Ele é movido por suas pretensões altruístas e se nega a abandonar seus projetos, mesmo que eles estejam em um patamar ilusório. Por mais que esta ilusão encontre o embate da desilusão e do descrédito, o que vale mais é o lugarzinho bonito que suas histórias plantaram no coração dos que ainda acreditam em um mundo que privilegia o deslumbre da mente criativa. Nesta postagem começarei a tentar enumerar cuidadosamente alguns desejos que fazem parte do íntimo de um escritor. À princípio, o conteúdo pode parecer trivial, mas partindo do que lhe é muito importante, façamos um apanhado de situações que compõem a grandeza do criar à partir da palavra bem dita.

1. Ser comentado nas rodas de conversas

    Qual escritor não sonha que suas histórias, seus personagens e os títulos de seus livros não sejam mencionados em conversas cotidianas? A filha pode mostrar para a mãe a nova obra adquirida em sua escola e o tanto que ela se deliciou com sua páginas. É de extrema importância que os pais dêem atenção aos gostos literários dos filhos. Através da leitura aprendemos um pouco sobre outras vidas, jornadas e experiências. Altas autoridades podem se basear em alguns conceitos de livros ligados à liderança e utilizar novos meios de conduzir seus subalternos, com atitudes menos opressoras. Mesmo assim, a felicidade que um escritor sente em ter seus pensamentos lembrados por outras pessoas é algo que não tem preço. É claro que, no percurso, ele poderá ser incompreendido, à partir das discrepâncias culturais existentes de um lugar para outro. O que amordaça a voz desta tão seleta classe é decidir por prosseguir com seus anseios, às vezes em um contexto que não irá favorecer tais realizações. Outrossim, ele aprende a esperar e se torna aliado daqueles que lhe são iguais, agradecendo a cada dia pela contribuição massiva que exerceu no emocional de um povo.

2. Alcance Universal

    Histórias bem escritas, criadas com uma riqueza de detalhes e com lições que tocam o coração das pessoas são bem aceitas em cada canto do mundo. O maior sonho de um escritor é poder propagar aos mais longínquos ambientes suas histórias. Não com um esforço de obter sucesso material, mas de quebrar paradigmas arcaicos e começar, mesmo que com passos lentos, a remodelar o pensamento das pessoas em uma escala global. Fazer sugestões sobre as resoluções dos conflitos cotidianos e embarcar numa viagem enriquecedora, Por meio de seu trabalho adquirir total liberdade criativa e estar em contato frequente com os desejos de todos, principalmente daqueles que apreciam ler e entender. Tal afirmação é algo de intensa complexidade, entretanto não deve ser encarada como algo impossível. As mais brilhantes realizações se deram em situações limítrofes, Desse modo, o escritor revolucionário é aquele que consegue, facilmente, conquistar o carinho e a admiração de todos os extratos da sociedade, em um esforço de tempo e paciência contínuos. 

3. O seu ambiente de trabalho

    O lugar para escrever é algo que trás intensa preocupação para escritores de todas as idades. Geralmente eles escolhem o lar como o seu lugar de reflexão, entretanto muitos escritores precisam arcar com gastos quanto à manutenção da sua casa, tais como contas de água, luz e aluguel. As despesas e o medo de se afundar em dívidas bloqueiam a capacidade imaginativa do escritor, principalmente quando ele não possui um retorno dos seus frutos. Diante de tais empecilhos, ainda prevalece o gosto pelo silêncio e a solidão. Porque na verdade, é quando estamos sozinhos que nossas idéias vão clareando, tomando espaço, e dessa forma o escritor apaixonado pela sua profissão entrega grande valor aos seus insights de pensamentos, Aquelas criações que chegam sem bater na porta do inconsciente, ou seja, os pensamentos puros, quando o homem, no brilho de seu juízo perfeito, ainda não sofreu com um discurso inquisidor. 

4. Ter sua história transformada em best-seller

    Até a obra do escritor cair no gosto das pessoas, o marketing é um assunto muito discutido e gera intensa preocupação em quem se dedica a escrever. Entretanto, vamos analisar algumas coisas. O escritor que apenas se preocupa em alavancar um público cada vez maior, negligencia a qualidade de sua escrita. Ele está focado no retorno rápido, com forte sentimento de ansiedade, o que lhe causa adoecimento. Primeiramente, deve ser dado ênfase à forma e ao impacto que aquela história causará na vida das pessoas. O mérito vem sem reservas, após seu trabalho minucioso de expressar sua capacidade criativa. Para um livro chegar a ter um número alto de vendas, é necessário que o escritor observe as situações da atualidade e ofereça em suas publicações um olhar abrangente. Os grandes escritores modificam seus gostos literários com o passar do tempo, e perpassam de um gênero ao outro sem dificuldade. Mesmo assim, para uma história se tornar um best-seller irá depender muito de fatores ligados ao país, aos valores éticos e culturais. Por fim, aprendemos que não é possível agradar a todos, entretanto, jovens escritores, não desistam, pois existem gostos diversificados e seu trabalho ainda vai preencher a estante daquele leitor que te admira.

5. Chegar às telas do cinema

    Esta realização está no patamar primário daqueles que escrevem. Quem nunca imaginou ver seus personagens ganharem vida através de atores. Ser capaz de assistir no cinema lotado, um recurso audio-visual ilimitado de som e imagem, que consegue fazer com que fiquemos de cabelo em pé ou com os pêlos arrepiados. A trilha sonora bem planejada é o que mais aproxima o desejo do criador em levar emoção para aquele que despende algumas horas do seu dia corrido. O mais engraçado é como as letras das músicas acabam se equiparando com algumas histórias. O escritor que preza pela sua obra é extremamente calculista na hora de trocar opiniões com os cineastas ou diretores e tem forte preocupação com todo o processo de criação, desde o script e recursos técnicos como sonoplastia, iluminação, figurino e edição até a apresentação do filme na telona.

6. Participar de uma Bienal do Livro

    No Brasil, principalmente nos grandes centros urbanos, são realizadas as Bienais do Livro. É uma oportunidade para compartilhamentos de publicações entre os escritores. Assim, sempre existirão aqueles casos de pessoas que escrevem com dedicação e primor, mas jamais serão conhecidas. Aos poucos, isto gera estafa e desânimo em quem escreve, causando alguns questionamentos se seu sonho deve ser abandonado ou não. Por isso, para conseguir participar de uma Bienal, é necessário que se escolha uma editora confiável. Ela será responsável por analisar a sua obra, determinando todos os custos, incluindo este tão inestimável desejo. Em contrapartida, se você não tem condições para alcançar tal feito, as mídias sociais são ótimos recursos para difundir seus trabalhos.






A Biblioteca

    Oi, gente! Eu voltei! Acho que vocês já perceberam que os dias de publicação no blog estão meio bagunçados. É porque minha mente criativ...